sábado, 15 de novembro de 2008

O vôo mais alto da águia

Campinas futebol Clube - A mais nova força da A-3 do Paulistão

O Campinas Futebol Clube nasceu em 1º de janeiro de 1998, por iniciativa e determinação dos ex-jogadores Antônio de Oliveira Filho, o Careca, Campeão Brasileiro pelo Guarani e São Paulo e que brilhou na Seleção Brasileira, e Edmar Bernardes dos Santos, ex-jogador do Guarani, Palmeiras e Santos e que também teve passagens pela seleção brasileira. Fez sua estréia no futebol profissional paulista em 26/04/1998 quando perdeu para a AD Guarujá por 1 x 2 em Capivari / SP no Estádio Municipal “Carlos Colnaghi”.

Em seus primeiros anos de existência, sem campo fixo na cidade de Campinas, o clube tinha que mandar seus jogos em Pedreira no Estádio Municipal Wanderley José Vicentini. Após quatro anos, em 2002, depois de um ano licenciado da FPF, um grupo de esportistas, pequenos empresários e membros da comunidade se uniram para trazer o Campinas FC de volta para a sua cidade e se tornar, efetivamente, na mais nova força do futebol campineiro.

Na oportunidade, elegeu-se a nova diretoria, que passou a ter Edmar, um dos fundadores, como presidente do clube, Careca como presidente do Conselho Deliberativo, enquanto Chico Bonfim se tornou o vice-presidente. A partir de então, o Campinas começou a mandar suas partidas no estádio Horácio Antonio da Costa, o Cerecamp antigo Estádio do EC Mogiana.
Agora com 10 anos de fundação, a Águia da Mogiana alcança o seu vôo mais alto. O acesso para a série A-3 tornou-se realidade no último domingo após empatar o dérbinho contra o Red Bull Brasil (equipe que mandou seus jogos em Moisés Lucarelli ) no ninho da Águia.
Segue a campanha da Águia da Mogiana ao longo de sua existência:
1998 - 5ª DIVISÃO: 3º lugar no Grupo 1 da 1ª Fase, onde realizou 22 jogos e obteve 12 vitórias, 05 empates e 05 derrotas. No play-off ( quadrangular ) que definiu o 3º clube à subir para série A-3 o Campinas FC quase alcança seu objetivo logo no seu primeiro ano de vida, ficando em 3º lugar perdeu a vaga para Sertãozinho FC que foi promovido.
1999 - 5ª DIVISÃO: Novamente um 3º lugar no Grupo 1 da 1ª Fase, com a seguinte campanha: 26 jogos realizados com 16 vitórias, 06 empates e 04 derrotas. No play-off ( quadrangular ) ficou em 4º lugar, perdendo o acesso para o CA Lençoense.
2000 - 5ª DIVISÃO: Classificou na 1ª Fase em 6º lugar ( Eram 8 vagas à ser disputada por 19 equipes ), teve a honra de jogar contra Radium FC de Mococa, CA Linense, GE Catanduvense ex-integrantes da elite do futebol paulista.Na 2ª Fase caiu diante da SE Palmeiras B em um mata-mata ( duas derrotas ).
2001 - Licenciado
2002 - 6ª DIVISÃO: A FPF criou a série B-3 e a Águia teve que recomeçar novamente seu vôo do zero.Classificou em 3º lugar no Grupo 2 que tinha como grandes favoritos o Jabaquara AC e Portuguesa de Desportos B. Nas quartas de final eliminado no mata-mata pelo Itararé com dois empates.Porém nova reestruturação no futebol paulista e a Águia está na 5ª Divisão de 2003.
2003 - 5ª DIVISÃO: Eliminado na 1ª Fase, onde no Grupo 2 teve como adversário o Grêmio Barueri que foi promovido como vice-campeão e hoje disputa a elite do futebol paulista e vaga para a Série A do Brasileirão 2009.É Campeão Paulista sub-20 da 2ª Divisão.
2004 - 5ª DIVISÃO: Classificado em 2º lugar no Grupo 3 da 1ª Fase. 2º lugar na 2ª Fase e 4º lugar na 3ª Fase que promoveu Itararé e Votuporanda ( SEV - Biônico ).
2005 - 4ª DIVISÃO ( SÉRIE B do Paulistão ) Classificado em 1º lugar no Grupo 5 e eliminado por São Carlos e Palmeirinha na 2ª Fase pelo Grupo 6.
2006 - 4ª DIVISÃO: 1º lugar no Grupo 4 da 1ª Fase e também 1º colocado na 2ª Fase, sucumbiu na 3ª Fase que definia o acesso ficando em 3º lugar, onde CA Linense e União FC - Mogi das Cruzes foram os promovidos.É Campeão Paulista sub-20 da 2ª Divisão.
2007 - 4ª DIVISÃO: 1º lugar no Grupo 4 da 1ª Fase. Na 2ª Fase foi eliminado por 1 ponto de diferença para CA Penapolense e Força EC que conquistaram as vagas para decidir os promovidos.Vice-Campeão sub-20 da 2ª Divisão.
2008 - 4ª DIVISÃO: O Vôo da Águia > 1º colocado no Grupo 6 da 1ª Fase. 1º colocado no Grupo 8 da 2ª Fase e o tão almejado acesso a A-3 do futebol paulista como 2º colocado em um Grupo que tb. promoveu o emergente Pão de Açúcar de Embú das Artes e que tinha o Red Bull Brasil outra força estreante, assim como o Américo EC de Américo Brasiliense.

Parabéns, CAMPINAS FUTEBOL CLUBE!!!

Nenhum comentário: